Ficar estufado após as refeições é normal?

Quem nunca se sentiu inchado após uma refeição, mesmo sem ter exagerado na quantidade? 

Pode ter sido a culpa das lentilhas, da maçã, do excesso de alho nas verduras refogadas, ou até mesmo daquele copinho de leite que parece se expandir como se tivéssemos tomado uma garrafa inteira. Qualquer alimento pode causar essa sensação de desconforto. O desafio é identificar os “criminosos” que estão perturbando seu estômago. 

Esses culpados podem ser os FODMAPs, um grupo de carboidratos de cadeia curta, oligossacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis, que são de difícil absorção pelo organismo, acabando por fermentar no intestino.

Eles permanecem por um tempo no intestino, primeiro no delgado e, se resistem à digestão, no cólon, atraindo água e aumentando o volume. Além de reterem água, os FODMAPs também alteram a microbiota intestinal, o conjunto de microrganismos que habitam o intestino.
Essa alteração resulta na formação de gás, o que causa o conhecido e desconfortável inchaço que muitos experimentam.

Para pessoas intolerantes a essas moléculas, os sintomas podem ser severos. Contudo, diagnosticar essa intolerância é um desafio, pois não existem marcadores biológicos específicos que revelem o problema. 

A única forma de identificar a intolerância aos FODMAPs é prestar atenção aos desconfortos gerados conforme cada um desses alimentos é reintroduzido na sua alimentação – para isso, se faz necessário a orientação de um profissional que saiba te guiar! Se você se identifica com algum dos sintomas mencionados, não hesite em agendar uma consulta!